sexta-feira, abril 28, 2006

Xenofonte 1

Depositei hoje parte da minha dissertação para me submeter ao exame de qualificação. Estive elaborando/escrevendo as últimas 48 hs, mesmo durante as 6 hs que dormi.

Quanto mais se escreve, mais se revela. A revelação de si aos outros é inevitável, mas a autorevelação é sempre incerta e, por alguns, até indesejada.

Quando leio os fragmentos que escrevi, mais o meu texto se revela em sua autonomia de mim, do meu controle, da minha vontade. Tenho certeza de que não tenho jeito com as leis - nem Licurgo, nem Péricles - não faço bem o que se chama de ciência ou dogmática jurídica. Também não levo jeito para filosofia - muito menos Zenão - pois demandaria uma habilidade estrita com os argumentos, o que não aparece em meus textos.

Cada vez mais eu-meu-texto revela-se como um cronista. É por isso que preciso nomear este meu-eu-escritor-inconsciente que se apresenta tão diferente, sendo igual: a partir de agora, um pedaço de mim é Xenofonte, o cronista.

terça-feira, abril 25, 2006

Desonra - J.M. Coetzee - Literaturnost

"E, surpreendentemente, gota a gota, a música vem. Ás vezes o contorno de uma frase lhe ocorre antes de ele saber qual será a letra; às vezes, as palavras pedem uma cadência; às vezes, uma sombra de melodia, que pairou dias e dias nas bordas da audição, se desdobra e abençoadamente se revela".

Desonra (Disgrace) - Cia das Letras - p. 207

segunda-feira, abril 24, 2006

O enfrentamento das sombras - Shadowlands




Estive fora do ar, tentando uma dissertação que não anda, estudando mundos de coisas que deram em nada, e agora estou de volta ao dia-a-dia diário, gentil operário da indústria a trabalho por quilo, não que o quisesse mas por que é o franco enfrentamento das minhas sombras.

segunda-feira, abril 10, 2006

Lições que se aprende no norte - Ludopédio


Quinta-feira passada, em Belém do Pará, Bárbara e eu conversávamos:
Ela: - Eu sou Remo, o time de melhor campanha do campeonato, e que não está disputando a final do campeonato.
Eu: - Como assim?!
Ela: - A fórmula do campeonato...
Eu: - Que fórmula é essa? rsrssrsss...

Desde ontem eu sei que pior do que ter a melhor campanha e ficar fora da final, é ter a melhor campanha, não perder a final e perder o campeonato.

segunda-feira, abril 03, 2006

As leis não escritas do futebol e do mundo


Há uma pesquisa mostrando que de um mesmo universo, 87% dos entrevistados afirma que existe racismo no Brasil, porém somente 4% deles admitiu ser racista.

Nelson Rodrigues sempre triunfará com a invisibilidade do óbvio.

O pior racista é aquele que não quer ver, mesmo quando tem espelhos tão nítidos.

Foto da Universidade de Derby