segunda-feira, julho 03, 2006

Auf wieder sehen...

Queríamos muito ver uma grande apresentação, futebol arte, e vimos. Zinedine Zidane mostrou-nos que não tem idade para jogar um grande futebol.

Chegamos onde poderíamos chegar e de mortuis nihil nisi bonum, por isso não falarei dos erros cometidos.

Mas acho que o nosso futebol tem algumas coisas a aprender com os europeus. Uma delas, por exemplo, é a aplicação tática. Eu vi a Inglaterra entrar em campo com um forte 4-5-1(Rooney) e mesmo tendo perdido o seu 1 ser remontada num 4-4-1(Crouch), não dando chance a Portugal e por pouco não ganhando jogo. Os pênaltis são outra história. Eu vi a França dar um banho de bola no Brasil com 4-5-1(Henry) perfeito. Acho que já está na hora de aprendermos alguma coisa. Nosso esquema suicida foi 4-2-4 no início - boa defesa, perda no meio-campo e, consequentemente, a bola não chegava ao ataque. Havia alguns mais ufanistas defendendo a saída de Zé Roberto para a entrada de Robinho e teríamos assim 4-1-5. Parreira tentou, somente no último jogo, um esquema um pouco mais comedido, 4-3-3, talvez um 4-4-2. (Já escrevi antes que não poderíamos jogar num 4-5-1 porque Ronaldo sozinho não daria conta do recado). Mesmo assim perdemos o meio-campo para o bataillon francês porque não basta adequar posicionamento quando: 1) o jogador não é da posição e 2) não houve treino.

Acho que Felipão está mostrando novamente que vale a pena retirar do grupo jogadores desagregadores (seja Romário, seja Victor Bahia, seja quem for), coisa que Parreira não conseguiu fazer, e que disciplina tática ganha jogo ou, pelo menos, leva para os pênaltis.

2 Comentários:

At 03 julho, 2006 19:18, Anonymous Anônimo disse...

Só um comentário... Zé Roberto é seleção,,, seja do Brasil, da França, da Inglaterra ou Portugal... Zé Roberto é Seleção do Mundo.

No más,,, triste demais...

 
At 05 julho, 2006 21:45, Blogger Rogério B. Alves disse...

Faltaram zés (robertos) e silvas (gilbertos) na nossa seleção e sobraram príncipes e estrelas...

 

Postar um comentário

<< Voltar