segunda-feira, junho 26, 2006

Errar é humano...

Errar é humano. Errar sempre para o mesmo lado é, no mínimo, tendencioso.

Já me prestei a criticar a seleção dos árbitros no Campeonato Brasileiro e já não agüento mais testemunhar absurdos na Copa do Mundo. No post do ano passado, eu afirmei que Ricardo Teixeira era o presidente da comissão de arbitragem da Fifa. Errei. É vice-presidente. No mundial de 2002 houve a escalação de um árbitro para um jogo do Brasil que, por 'sugestão' da nossa cartolagem, foi logo substituído. Fomos campeões com a ajuda do princípio in dubio pro Brasilia. Neste mundial, desde o momento da definição de nosso adversário nas oitavas-de-final, surgiu o boato de que o árbitro selecionado para a partida seria um eslovaco severo e disciplinador. Lembremos somente duas coisas: 1) Gana foi a equipe que mais cometeu faltas na primeira fase, e, 2) os árbitros ficam confinados e não podem conceder entrevistas. Dentre todos os possíveis, o boato confirmou-se quando do anúncio oficial.

Nesta Copa do Mundo o princípio in dubio pro nobis foi largamente utilizado no jogo Brasil x Austrália. Ronaldo recebe a bola em impedimento - fora de jogo - off sides, passa para Adriano que finaliza com perfeição.

Se os erros fossem só a favor do Brasil não poderíamos pensar tendência, teríamos que admitir o favorecimento intencional. Acontece que os erros repetidos apresentam um padrão que revela a tendência, consciente ou não, de beneficiar as chamadas seleções com tradição em copas do mundo em detrimento das chamadas 'zebras'.

Costa do Marfim foi prejudicada com duplo erro de arbitragem. A Tunísia foi desclassificada na sua última partida porque não teve um pênalti legítimo assinalado a seu favor e teve um inexistente marcado contra. Gana classificou-se a despeito da não-marcação de dois pênaltis a seu favor no jogo que acabou perdendo para a Itália. E a Austrália, que já havia sido prejudicada contra o Brasil, foi desclassificada hoje por um pênalti inexistente aos 48 min do segundo tempo.

Errar sempre para o mesmo lado demonstra a tendência dos árbitros a reforçar a tradição de algumas seleções e manter as zebras fora de campo. In dubio pro traditio. (Não quero nem pensar que possa haver interesse econômico nos patrocínios, etc.)

Só espero que a seleção brasileira vença Gana na bola, sem qualquer ajuda que venha a nos envergonhar.

2 Comentários:

At 04 julho, 2006 09:23, Blogger Cé S. disse...

Taí uma coisa importante e pouco discutida.

 
At 05 julho, 2006 21:43, Blogger Rogério B. Alves disse...

Infelizmente as coisas se repetem. Estávamos ganhando de 1x0, levando um abafa de Gana e o senhor Adriano faz um gol em completo impedimento: 2x0. Direto para o intervalo. Reverter ficou quase impossível e o 3º foi conseqüência. Se o 2º tivesse sido anulado, a história do jogo poderia ter sido outra.
No final das contas, a França fez justiça.

 

Postar um comentário

<< Voltar