quarta-feira, dezembro 14, 2005

O descaminho do guerreiro - Literaturnost

Temos, finalmente, o HAGAKURE, de Yamamoto Tsunetomo, com uma boa edição da Conrad Livros. É uma nova seleção de 300 trechos, feita por William Scott Wilson a partir dos 13.000 trechos existentes, que não reproduz as seleções de editores japoneses. Mas mesmo assim, o bushi-do, o caminho do guerreiro, parece não ter lugar na nossa cultura.

Nosso mercado editorial errante chegou a publicar os comentários de Mishima ao Hagakure, hoje esgotado, sem se preocupar em editar o comentado.

Agora o caminho do guerreiro tem peregrinado por estantes de duvidosas classificações, honrando seu título original - Hagakure, 'escondido pelas folhas'.

Numa pequena livraria de bairro, ele estava junto à magia e ao misticismo. Pensei ‘samurai-> ninja -> magia??’. Perguntei:
- Qual o critério para...?
- É que todos esses livros vêm da mesma distribuidora.
- Ah...

Eu o procurei numa Mega Store e não havia forma de encontrá-lo na loja. Até o critério de afinidade de editora, recém descoberto, buscando estantes da Conrad, eu tentei. Quando cansei de vagar, pedi ajuda a um atendente que, depois de consultar o computador, me disse:
- Está na seção de esportes... Eu posso buscá-lo para o senhor.
- Ah, sim. Obrigado.

Mas o final dos tempos se aproxima e tudo pode ser mais estranho. A última vez que o vi, ele estava junto aos livros de auto-ajuda. Não pedi mais explicações. Só imaginei o que aconteceria se um adolescente desesperado e desavisado se agarrasse ao Hagakure:

“O caminho do Samurai é encontrado na morte. Entre ela ou qualquer outra coisa, não há dúvida: a escolha deve ser a morte. Não é algo particularmente difícil. Seja determinado e avance.” Hagakure, p.1

Só falta a manchete do Diário Gaúcho, no dia seguinte:

“LIVRO SATÂNICO LEVA ESTUDANTE AO SUICÍDIO”

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Voltar