quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Um estudante de filosofia - Philo pq Kilo

por Gabriel Perissé*

Conheci recentemente um verdadeiro estudante de filosofia. Chama-se Osmair Camargo Cândido. Profissão: coveiro no Cemitério do Araçá (zona oeste de São Paulo). Aluno da Universidade Mackenzie (bolsista), instituição em que já trabalhou como faxineiro. Aprendeu sozinho a ler em inglês e alemão.Freqüentador assíduo da biblioteca. No dia em que o encontrei,estava lendo um estudo sobre Hegel.

Durante 20 anos, entre mais de 400 mil túmulos, aprendeu o que é a vida. Escreve uma literatura que não sei qualificar. Carioca da gema, olhar em contínua admiração, mora em São Paulo porque precisa sobreviver. Mas viver é outra história, viver é ler, pensar e escrever.

Bisneto de escravo (e a bisavó era indígena), terminará a sua graduação no ano que vem. Pretende estudar a obra de Sören Kierkegaard em instituição dinamarquesa. Professor voluntário (de redação) no Capão Redondo, bairro da zona sul, argumenta: "do que têm medo muitos que se dizem 'solidários' e 'cristãos', mas não fazem o que eu, que creio pouco, faço por consciência do dever?" E continua, enquanto subimos uma ladeira em direção à estação do Metrô: "A liberdade está em fazer aquilo que se deve fazer." Ele é kantiano num Brasil tão pouco iluminista.

O conhecimento lhe traz a felicidade dolorida que ambientes rarefeitos não experimentam mais. "Sempre soube que a filosofia entraria na minha vida." Estamos dialogando como nos tempos em que se acreditava na busca da sabedoria. E ele me pergunta: "Você aceitaria ter todo o dinheiro do mundo e apenas mais três dias de vida?" Minha resposta é rápida. Nego o dinheiro, e me agarro à vida. Osmair denuncia meu egoísmo. Se ele, Osmair, tivesse no bolso todo o dinheiro do mundo, o distribuiria com justiça entre as pessoas e seria o homem mais feliz da terra por saber exatamente quando chegaria a Inevitável. Quem diria, ele também é estóico.

"A verdade atrai... e a mentira possui." Estou lendo Osmair ou Nietzsche? Tomando café num barzinho repleto de estudantes universitários (gritos... gargalhadas...), o pensador observa. Com tristeza e ironia, murmura: "não vejo nenhum livro entre os copos..."

Não consegui dormir na noite posterior à conversa com Osmair. Fiquei chocado por encontrar um verdadeiro estudante de filosofia. Seu realismo, seu amor às idéias, sua sinceridade total me fizeram pensar.

Pensar em carne viva tira o sono de qualquer um.

*autor do livro Elogio da Leitura (Editora Manole)

1 Comentários:

At 11 fevereiro, 2006 22:23, Blogger Jean Scharlau disse...

Que beleza de história.

 

Postar um comentário

<< Voltar